sábado, 29 de outubro de 2011

Regras do Mau-Mau Gaúcho

Jogo de baralho disputado de no mínimo 2 jogadores (porque se fosse jogado por 1 era paciência) e no máximo de quantos a sua mesa suportar. Utiliza-se as as 108 cartas do baralho (usa-se os Jokers, Coringas) que são distribuidas inicialmente 5 cartas para cada jogador.
1º fato importante. Você sabe o que é sentido horário ? Se sabe maravilha, pois é nesse sentido que as cartas são distribuídas e como vai começar a jogatina.
Objetivo do jogo: Você dar o maior número de risadas num espaço curto de tempo. Outro relacionado as cartas é o jogador ficar sem cartas, logo ele será o vencedor da mão (rodada). AH, muito importante, quando o jogador for ficar com 1 (uma) carta na mão ele deve anunciar para que todos na mesa percebam que está por uma carta (dizer ""tou por uma"") se não fizer isso será penalizado com a compra de 5 (cinco) cartas. 
Bases do jogo: Ao final de cada mão (rodada) os jogadores que ficarem com cartas na mão (aquelas malditas cartas que não conseguiste descartar) serão somadas de acordo com um valor pré determinado e depois de algumas rodadas quem atingir a pontuaçao pré-determinada antes do início da partida "estourará. COMO FUNCIONA ESSA CONTAGEM DE PONTOS.
 (E o Ás soma 15 pontos.)

Começando a diversão. O DEALER, aquele encarregado em distribuir as cartas, dá 5(cinco) card pra cada jogador e vira 1(uma) pra cima, lembarndo que ele distribui no sentido horário, que vai ser o mesmo sentido que o jogo irá começar.
Como o jogador faz para descartar a carta? A carta estando na mesa o jogador pode jogar uma carta de mesmo naipe ou mesmo número. Exemplo: Se está na mesa um 8 de copas, o jogador pode jogar qualquer 8 ou qualquer carta de copas. Além dessas duas possibilidades de jogadas ainda é possível jogar o "valete" ( J ) que lhe dá a opção de escolher qual o Naipe seguirá valendo, também é possi´vel jogar o "Joker" (coringa) que além de escolher o Naipe ainda faz com que o próximo jogador compre 5(cinco) cartas ao menos que esse jogador não tenha também um Joker e possa se defender deixando a "Roubada" para o próximo jogador que compraria 10(dez) cartas.
Seguindo no exemplo do 8 de copas, se o próximo jogador não tiver uma carta de copas ou nenhum 8 de qualquer naipe ele deverá comprar uma carta do monte se mesmo assim não tiver daí ele passará a vez.
Para entender melhor veja a funcionalidade de cada carta.

 
Os Áses (de qualquer Naipe) fazem o próximo jogador ser pulado, não podendo jogar.

*** Os Dois (de qualquer Naipe) faz com que o próximo jogador beba uma dose da bebida pre-determinada antes de iniciar a partida. No jogo original foi determinado 1/2 dose de cachaça.

Os 3 (de qualquer naipe) dá a possibilidade do jogador jogar junto mais uma carta do mesmo Naipe ou até mais um 3 que daria a possibilidade de descarte de mais 1(uma) carta.




Os 4,5,8 e 10 (de qualquer Naipe) são cartas que não fazem alguma punição ou benefício, apenas são descartadas.







 Os 6 (de qualquer Naipe) fazem com TODOS os jogadores tenham que ficar em silêncio, não fazer nenhum ruído (Tossir, arrotar, peidar também não será permitido) , as únicas palavras que poderão ser ditas será são "Estou por uma" ou o Naipe quando você precisar escolher um para dar sequencia ao jogo. A quebra do silêncio irá ocorrer quando alguém falar ou quando for jogado ou 6.
 Os Valete (J) (de qualquer naipe) da opção de escolha do Naipe que irá seguir na rodada. Poderá ser jogado a qualquer instante com exceção de quando a carta recebida tenha sido um 7 ou um Joker.
As Damas (Q) (de qualquer Naipe) fazem mudar o sentido da rodada, se estiver no sentido horário muda para o anti-horário.
O Rei de OURO (K) faz com que os outros jogadores comprem duas cartas cada um. As demais cartas (Rei de COPAS, Rei de PAUS e Rei de ESPADA) são apenas carta de descarte.
 O Joker (Coringa) faz com o próximo jogador compre 5(cinco) cartas e ainda da a opção de escolha do Naipe. Pode ser jogado a qualquer instante com exceção de quando o jogador anterior tenha jogado um 7(sete).
Os 7 (sete) (de qualquer Naipe) faz com que o próximo jogador compre duas (2) cartas ao menos que ele tenha também um 7 o que fará com que o próximo jogador compre 4 cartas e assim sucessivamente. O jogador que comprar as cartas também fica impedido de jogar.
Os Noves (9) fazem com que o jogador anterior coma 1(uma) carta. Essa ação não tem opção de defesa.


Bem, acredito que seja isso, qualquer dúvida deixem o comentário que respondo em seguida. Vou colocando os créditos desse post também para o @dedesatriani e a @Behencks que são grandes parceiros desse grande jogo.

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